Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Candidato impedido de assumir cargo por ser sócio de empresa privada tem direito de posse garantido pelo TRF1

Publicado por Wellington de Marchi
há 4 anos

Aprovado em concurso público para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), um candidato foi impedido de tomar posse no cargo de professor adjunto de Engenharia Civil/Geotecnia devido à sua condição de sócio administrador de uma empresa privada.

De acordo com os autos, na época da posse do candidato a sociedade não havia sido desfeita em razão de demora no julgamento de inventário referente aos bens do falecido pai do requerente.

Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Ilan Presser, entendeu que, apesar de o disposto no art. 117, X, da Lei nº 8.112/90 proibir, entre outras coisas, a participação de servidor público em gerência ou administração de sociedade privada, o candidato tem direito à posse.

Para o magistrado, “a impossibilidade de tomar posse na data marcada deveu-se a obstáculos burocráticos criados pelo próprio Poder Judiciário, não podendo o impetrante ser penalizado por isso”.

Nos termos do voto do relator, a 5ª Turma do TRF1 decidiu que o candidato faz jus à posse, de forma que a saída dele da referida sociedade encerra o impedimento de exercer o cargo de professor universitário para o qual foi aprovado.

Processo: 1001380-38.2017.4.01.3700

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

  • Publicações345
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-impedido-de-assumir-cargo-por-ser-socio-de-empresa-privada-tem-direito-de-posse-garantido-pelo-trf1/927238999

Informações relacionadas

Carolina Normando, Bacharel em Direito
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Declaração Do Não Exercício De Cargo Público

Daniel Maidl, Advogado
Artigoshá 7 anos

Servidor Público pode ser dono ou sócio de empresa privada ou, ainda, praticar o comércio?

Ricardo Dalla Roza Schiavo, Advogado
Artigoshá 3 anos

Servidor Público Pode Ser Sócio de Empresa?

Tribunal de Justiça do Paraná
Jurisprudênciamês passado

Tribunal de Justiça do Paraná TJ-PR: XXXXX-96.2024.8.16.0000 Maringá

Consultor Jurídico
Notíciashá 13 anos

Policial federal não pode ser dono e gerente de empresa privada

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fui na prefeitura assinar meu termo de posse pro cargo público e o Rh da mesma me informou que eu não poderia tomar posse pois estão sendo orientados pra isto mesmo tanso no prazo legal continuar lendo